Palestrantes

Facilitadores capacitados e atualizados nos mais modernos assuntos em Gestão Eclesial.

Aristides Madureira

Graduado em Processos Gerenciais, formado em Comunicação na área de Mídia eletrônica. Diretor da Editora A Partilha e autor de várias obras, entre elas; “Pastoral da Partilha e Manutenção”, “Partilhando a Vida em Família”, “O Poder da Comunicação no Secretariado Paroquial”, “Resgatando a alegria de servir”, “Rotina Produtiva”, publicados pela Editora A Partilha.


Diác. Rômulo Gomes Barbosa

Graduado em Teologia pelo Seminário Arquidiocesano Imaculada Conceição. Conselheiro Espiritual de Equipes de Nossa Senhora e Orientador Espiritual do Encontro de Casais com Cristo (ECC) da Forania Centro.


Dom Edson Oriolo

Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, mestre em Filosofia Social pela PUC-Campinas, especialista em Marketing pela Universidade Gama Filho, pela qual também é pós-graduado em Gestão de Pessoas. Leader and Professional Coach pela Act Coaching Internacional. Autor de vários livros pela Paulus: Paróquia Renovada - sinal de esperança; Gestão Paroquial para uma Igreja em saída; Ser diácono; Ser sacerdote; Pastoral do dízimo da comunicação ao comprometimento. Pela Catholicus Editora: A Nova Pastoral do Dízimo: formação, implantação e missão na Igreja. Autor de centenas de artigos e ensaios, escreve para várias revistas e periódicos sobre gestão eclesial, pós-humano, paróquias, pastoral urbana e pastoral do dízimo.


Dom Joel Portella Amado

Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro e Secretário-Geral da CNBB. Formado em direito, filosofia e teologia. Mestre e doutor em Teologia Sistemático-Pastoral pela PUC-Rio, onde é professor. Atua nas áreas da antropologia teológica e teologia pastoral, com atenção especial para o diálogo com modernidade e suas atuais manifestações. Tem pesquisado também o desafio da urbanização e a presença da Igreja nas grandes cidades. 


Dom José Antônio Peruzzo

Arcebispo da Arquidiocese de Curitiba (PR). Mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico e Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade São Tomás de Aquino, ambas de Roma.


Dom José González Alonso

Bispo Emérito da Diocese de Cajazeiras.


Dom Limacêdo Antonio da Silva

Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife. É mestre em Dogmática na Universidade Pontifícia Gregoriana em Roma, na Itália e doutorado em Dogmática pela Universidade Pontifícia Gregoriana, em Roma.


Dom Paulo Jackson

Bispo da Diocese de Garanhuns. Mestre em Exegese Bíblica pelo Instituto Bíblico de Roma e Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Foi Secretário Nacional da Organização dos Seminários e Institutos Filosófico-Teológicos do Brasil e professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia em Belo Horizonte. Ademais, foi formador dos seminaristas estudantes de Teologia da Diocese de Patos, em Belo Horizonte.


Dr. Hugo Sarubbi

Assessor Jurídico da Nunciatura Apostólica no Brasil, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB, da Conferência dos Religiosos do Brasil - CRB, da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil ANEC. Advogado militante em favor de diversas Dioceses, Ordens Religiosas e Associações Civis, em sua maioria certificadas beneficentes de assistência social. Coautor do livro "Acordo Brasil Santa Sé Comentado" e organizador e coautor do livro "O Marco Jurídico das Organizações Religiosas". 


Dr. Nelson de Oliveira Soares

Advogado, Assessor Jurídico da Arquidiocese da Paraíba, Consultor Jurídico em Direito Civil, Direito do Trabalho, Direito Processual do Trabalho, Direito Previdenciário, Direito Tributário e Direito Penal.


Francisco Antônio Maciel

Graduado em Ciências Contábeis e Administração de Empresas. Especialista em Administração Financeira, Administração Pública e Gerência de Cidades. Mestre em Desenvolvimento Humano: Políticas e Formação. Estudou inovação e análise de investimento pelo ITA e Gestão da Inovação pela FGV. Atualmente leciona na Faculdade Dehoniana de Taubaté e na Faculdade de Tecnologia de Taubaté. É sócio proprietário da empresa Soltcon Consultoria Financeira.


Fábio Castro

Profissional de Marketing, Graduado em Administração de Empresas, Especialização em Qualidade Total e Gestão de Processos Administrativos pela Fundação Getúlio Vargas/FGV. É empresário sócio-proprietário em várias empresas, como a Promocat Marketing Integrado, idealizador de projetos como a ExpoCatólica, Revista Paróquias, Portal Paróquias e Portal Catholicus.org.br. Criou o CONAGE – Congresso Nacional de Gestão Eclesial, CONADIZ- Congresso Nacional da Pastoral do Dízimo e da Partilha, CONASPAR - Congresso Nacional de Secretários Paroquiais, CONACOMP - Congresso Nacional de Comunicação Paroquial. Consultor e palestrante, ministrando administração financeira, marketing, liderança, dízimo e captação de recursos, dentre outros.

Site: www.promocat.com.br | Contato: fabio@promocat.com.br


Ir. Afonso Tadeu Murad

Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Montes Claros, em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e doutorado em Teologia pela Pontificia Universitas Gregoriana. Especialista em Gestão e Marketing pela Fundação Dom Cabral e Comunicação Social na Universidade São Francisco. MBA em Gestão e Tecnologias Ambientais na USP e Pós-doutor em Teologia na PUC-RS. É professor de teologia na Faculdade Jesuíta (FAJE) e no Instituto Santo Tomás de Aquino (ISTA) em Belo Horizonte. Membro da Equipe Interdisciplinar da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB). Principais obras: Gestão e Espiritualidade; Introdução à Teologia (com J. B. Libanio); A casa da Teologia (com S. Ribeiro e P. R. Gomes); Maria, toda de Deus e tão humana; Ecoteologia: um mosaico (org.)


Ir. Joana Teresinha Puntel

Jornalista pela Faculdade de Comunicação Casper Líbero- SP. Possui mestrado em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo – Umesp, doutorado em Comunicação pela Simon Fraser University (Vancouver, Canadá) e pela Universidade de São Paulo (USP).  É orientadora pedagógica do Serviço à Pastoral da Comunicação – Sepac. Membro da Associação de Pesquisadores em Comunicação e do grupo de Pesquisa Comunicação e Religião (Intercom). Possui publicações na Editora Paulinas, entre as quais se destacam: Cultura Midiática e Igreja; Comunicação: Diálogo dos saberes na cultura midiática;  Igreja e Sociedade: método de trabalho na comunicação.


Ir. Maria Irene Lopes dos Santos

Assessora da Comissão Episcopal para a Amazônia, secretária da Rede Eclesial Pan-Amazônica no Brasil/ REPAM-Brasil.


José Dimas de Paulo

É auditor fiscal da Receita Federal do Brasil. Sócio-fundador de uma Consultoria Contábil, Fiscal e Tributária. Ministra cursos e treinamentos sobre legislação do Imposto de Renda para empresas e escritórios de contabilidade. Foi docente da pós graduação na Universidade Anhanguera Taubaté. Atualmente é Professor de Auditoria Fiscal da pós-graduação na UNITAU e de Legislação Tributária na Faculdade Dehoniana, polo São Paulo. 


Pe. Joãozinho

Sacerdote da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, os Dehonianos. É professor na Faculdade Dehoniana, coordenador da Pós-Graduação em Mariologia. Doutor em Teologia e em Educação, já escreveu trinta e cinco livros com temas que vão da Espiritualidade a teologia e também formação de lideranças. É compositor e cantor, já produziu mais de trinta CDs, a maioria pelo selo Paulinas.  


Pe. Leonardo José de Souza Pinheiro

Graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora e em Teologia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora. Mestre em Teologia con Specializzazione Liturgico Pastorale - Istituto Liturgia Pastorale Santa Giustina. Atualmente é professor da Faculdade de Teologia da Arquidiocese de Brasília, professor do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora e assessor nacional da Comissão Episcopal para Liturgia - CNBB, atuando principalmente nos seguintes temas: Liturgia, Deus, Sacramentos.


Pe. Maurício Jardim

Diretor Nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM) no Brasil.


Procurador Fábio George

Procurador da República e presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR). Graduou-se em Direito pelo Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal da Paraíba e, entre outras atividades de formação, constam a realização de palestras no Brasil e em outros países a respeito de temas jurídicos de relevo. Em destaque está a capacitação, sobre “Prevenção e Combate à Corrupção”  aos membros do Ministério Público e da Magistratura de Moçambique.


Tânia Bacelar de Araújo

Economista e Socióloga. Doutora em Economia Pública e Organização do Território pela Universidade de Paris I (Pantheon-Sorbonne). Sócia da CEPLAN - Consultoria Econômica e Planejamento, liderando projetos de estudos socioeconômicos e planejamento estratégico. Professora aposentada da Universidade Federal de Pernambuco, onde atuou de 1980 a 2015. Atualmente atua como Professora Colaboradora no Programa de Pós-Graduação.